Começa por São Paulo, no dia 15 de agosto, a venda de ingressos  para espetáculos do Cirque du Soleil cujos recursos serão revertidos  para o fundo que mantém a Rede Circo no Mundo Brasil. Serão  disponibilizados 200 ingressos para um dia especial do show Varekái em  cada uma das oito cidades por onde vai passar a companhia canadense. Em  São Paulo, o show beneficente será no dia 9 de novembro. Todas as  cadeiras estão localizadas no setor 1 e serão vendidas por R$340. 
A  parceria com o Cirque du Soleil vem de longa data e hoje é baseada na  doação de ingressos das apresentações no Brasil e em oficinas de  formação de educadores. Outro projeto que gera recursos para o fundo é a  produção de murais gigantes em cada cidade que sedia espetáculos. A  obra de arte feita por jovens é exposta e depois vendida ou leiloada,  colaborando também para a movimentação do fundo da rede. 
Circo Social 
Atualmente  a Rede Circo no Mundo Brasil é composta por 22 entidades em 11 estados  da federação. Essas organizações são bem diferentes entre si. E nem  sempre trabalham com a arte dos picadeiros no primeiro plano. Por  exemplo: enquanto na Bahia, o Circo Picolino ensina a arte do circo, em  São Paulo, o grupo Pombas Urbana investe em arte-educação com jovens do  bairro Cidade Tiradentes. Já em Joazeiro do Norte, Ceará, a questão  ambiental é central pra quem faz arte com reciclagem no Instituto  Ecocidadania Juriti. Mas há coincidências em tanta diversidade:  arte-educação, arte circense, juventude e cidadania são temas sempre  presentes. 
Cleia Silveira, coordenadora do SAAP/Fase, explica  que a atuação em rede potencializa o trabalho de cada entidade e permite  incidência cada vez maior na formulação de políticas públicas,  ampliando direitos dos jovens e reafirmando o circo como parte da  cultura nacional. A presença de representantes da Rede Circo Social no  Conselho Nacional de Cultura, órgão colegiado no Ministério da Cultura,  nas duas últimas gestões, é um exemplo de como a rede vem incidindo em  espaços de participação cidadã.
A Fase aposta na articulação de  entidades que trabalham com circo, juventude e cidadania desde a década  de 90 e ajudou no nascimento da Circo no Mundo Brasil em 2000. Hoje é  assessora nacional da rede. “Uma das atividades centrais desenvolvidas  pela Fase é estimular o debate sobre a política e os critérios que  norteiam a gestão participativa do fundo”, explica Cleia.
Venda de ingressos
Os  ingressos doados pelo Cirque du Soleil e pela produtora Time for Fun  serão vendidos pelas entidades que fazem parte da rede em cada cidade  por onde passar o espetáculo Varekái.  
Em São Paulo, a venda  direta começa no dia 15 de agosto e o responsável é o ICC – Circo Escola  São Remo. Para mais informações, entre em contato com David ou Telma  pelo telefone (11) 3765-0459. 
As datas da apresentação especial e  os períodos de venda para cada uma das outras sete cidades onde Varekái  será exibido ainda não foram estabelecidos. A previsão é de que os  ingressos beneficentes comecem a ser vendidos pouco antes do início da  temporada em cada cidade. 
Para mais informações e reservas,  entre em contato com o SAAP pelo e-mail cleia@fase.org.br . O título da  mensagem deve ser “ingressos”.
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário