sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Assoc Art. de PCT Orquídeas de Fogo



PREMIAÇÕES:

Aprovada no edital de Pontos de Cultura de 2005

Vencedora do Prêmio Funarte Myriam Muniz de Teatro 2007

Vencedora do Prêmio Pontinhos de Leitura Machado de Assis 2008

Vencedora do Prêmio Bolsa Agente Escola Viva 2009


No ano 2000 acontece a Criação da Companhia Orquídeas de Fogo – Performances Circense-teatrais, única companhia de teatro e circo exclusivamente feminina do Nordeste, a qual é formada por Luana Macena de Melo e Andrezza Fernanda Batista, estudantes da área de artes cênicas: teatro. A atividade inicial era circo com técnicas de perna-de-pau, malabares, pirofagia. Em 2001 a cia dá inicio ao desenvolvimento de pesquisas teóricas e práticas com participação em oficinas e forte atuação em cidades do interior.

MISSÃO: Aflorar as potencialidades artísticas aliada às tecnologias, inserindo novos profissionais no mercado de trabalho, validando seus direitos humanos, através de ações sócio-culturais e tecnologias preferencialmente em comunidades em risco.


VALORES: Equidade, transparência, sociabilidade, cidadania, ética e coletividade


VISÂO: Ser referência nacional em ações sócio-culturais através da Cia Orquídeas de Fogo e do Centro Cultural Armazém do Circo, com atividades lúdicas, culturais, tecnológicas, ambientais e sociais, visando à sustentabilidade da Cia orquídeas de Fogo e da comunidade.


FOCO DE ATUAÇÃO: Buscar novas linguagens artísticas e tecnológicas através da pesquisa e inovação de técnicas visando o desenvolvimento da cultura e ações sócio-culturais.


INOVAÇÃO E DIFERENCIAL: Pesquisa de novas técnicas, gestão compartilhada e inserção de nomes desconhecidos no mercado de trabalho.


OBJETIVO GERAL: Promover as culturas universais e pesquisas em áreas artísticas e tecnológicas

OBJETIVOS ESPECÌFICOS:

· Promover ações sócio-pedagógicas e culturais.

· Oportunizar acesso e aprendizagem a técnicas cênicas, musicais, folclóricas, áudios-visuais e artístico-visuais.

· Promoção da ética, paz, cidadania, direitos humanos e democracia.

· Pesquisar, registrar e desenvolver arte, educação e pedagogia.


PROJETOS EM DESEMVOLVIMENTO

ARMAZÉM DO CIRCO

* Núcleo Circo – Aulas de técnicas circenses com teoria e prática, através de aulas no PC e intercâmbio com artistas e instituições. Os trabalhos produzidos são mensuráveis através de espetáculos e inserção de novos artistas no mercado de trabalho. As atividades são complementadas com workshops relacionados à segurança, primeiros socorros, técnicas corporais.

* Núcleo Artes visuais – Através de técnicas de artesanato diminuímos a quantidade de resíduos sólidos jogados indevidamente no meio ambiente. São técnicas de reciclagem co pet, tecidos, tetra park, papel, palitos, linhas, sacos plásticos; além da customização de roupas, confecção de equipamentos circenses, trabalhos de confecção de mochilas ecologicamente corretas, fuxicaria. Visando a sustentabilidade e geração de renda, todo o artesanato produzido é vendido na feira de economia solidaria denominada “Arma – Feira”.

* Núcleo áudio-visual- Produção de vídeos(Curta e longa metragem) documentários, (VT local) edição de imagem, cine-clube, técnica de câmera, edição de áudio e vídeo, rádio novela, jingles, edição de áudio, gravação e edição de músicas.

* Núcleo de informática- Aulas teóricas e práticas, montagem e manutenção de computadores, software. Projeto de metareciclagem que visa a diminuição de resíduos tecnológicos no meio ambiente. As peças que não podem ser reutilizadas são fornecidas para o núcleo de artes visuais para se transformar em artesanato.

* Sala de leitura – Acervo com mais de 2000 títulos variados com vídeo teca temática. Desenvolvendo ações de empréstimo e restauração de livros e reforço escolar. Promove o projeto premiado no edital pontinho de leitura 2008- Machado de Assis, ações de contação de história, e estimulo à leitura, reforçada no projeto Roda de Leitura.

* Núcleo Teatro- Desenvolve técnicas teatrais psicodrama e dinâmicas de grupo. Pesquisa teatro e fantoches criados no núcleo de artes visuais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário