quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Telas que serão expostas em Brasília

Doze alunos participaram do processo de criação do Painel Soleil, cujo tema foi “uma proposta circense abordando a Cultura Popular e os Folguedos Alagoanos”.

Nosso desejo de construir este painel se da pouco a pouco, com pedacinhos de cada um de nós. Pedacinhos do nosso cotidiano, imaginário e realidade (doces, alegres, ternos, picantes e surpreendentes), serão oferecidos para que o espectador comungue conosco neste painel uma vivência de circo, artes visuais e cotidianos.

Local de realização da Oficina: SESC/ Guaxuma - Praia da Guaxuma – Maceió – Alagoas

Artistas:

José Acioli Filho – visuais e cenógrafo

Lula Nogueira – naiff

Kaká Albuquerque – grafiteiro

Persivaldo Figueirôa artista plástico

Kika Pedrosa - Designer

Integrantes da oficina

12 jovens de duas organizações da RCM-BR estarão integrando este projeto, são elas:

· Associação Cultural de Artes Circenses Moema Jatobá Lobo- Sua Majestade o Circo

· Associação Artística de PCT Orquídeas de Fogo e seu Ponto de Cultura "Armazém do Circo"

Numero de participantes – 12 jovens (08 Sua Majestade o Circo e 04 das Orquídeas de Fogo) 04 educadores (Luana Macena, Marco Antonio, Kaká e Peró de Andrade).

A Rede Circo do Mundo Brasil se percebe como um “ator coletivo” formado por organizações que acreditam na arte-educação como um meio eficaz no processo de desenvolvimento integral de crianças e jovens do meio popular e que utilizam linguagens artísticas e culturais, em especial as artes circenses, como um canal de integração, expressão, promoção da cidadania e transformação social. A Rede Circo do Mundo Brasil e as instituições que dela fazem parte pactuam pressupostos conceituais e metodológicos do “circo social” visando experimentar, sistematizar e consolidar praticas educativas e de mobilização sociocultural, que sejam capazes de influir em políticas publicas de garantia de direitos, com foco principal no desenvolvimento humano, em especial de crianças e jovens de espaços e segmentos sociais vulneráveis economicamente.

A Rede Circo Mundo Brasil, esta representada por suas organizações membros em todas a regiões do País, cada uma delas desenvolvendo suas ações de maneira autônoma e independente, mas reconhecendo a importância de realizar uma atuação coletiva e que se complemente, contribuindo assim para consolidar o papel da sociedade civil na construção da democracia brasileira e na formação de uma sociedade justa.

Nos dias 31 de agosto à 04 de setembro, confeccionamos no SESC guaxuma um painel de 6mX2,40 que será exposto no Cirque du Soleil em Brasília no dia 17 de setembro do corrente ano durante as apresentações do espetáculo Quidam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário